Os opiáceos e opióides são drogas que possuem atuação similar, por consistirem em produtos sintéticos, mas com estruturas químicas diferentes, causando a dependência química.

Geralmente quando pensamos em dependência química, nos remetemos ao uso excessivo de drogas comumente conhecidas como a maconha, ecstasy, cocaína, entre outras.

Mas existem também as drogas que são receitadas por médicos e possuem papel fundamental para cura de certos problemas físicos, mas devem ser utilizadas conforme prescrição médica.

Os dois tipos de drogas são comercializados apenas com receita médica, prescritas para tratar a dor. Mesmo sendo muito úteis para o tratamento de certas dores, eles têm um grande risco de causar dependência química.

Então uma pessoa que deixa de utilizar essas drogas sofre com a abstinência, causando efeitos colaterais e podem levar certo tempo para o corpo se habituar novamente com a ausência deles.

Um relatório da Fiocruz mostrou que 4,4 milhões de pessoas já fizeram o uso ilegal dos opiáceos e opioides, isto é, sem a indicação devida de um médico, sendo que esse número corresponde a 2,9% da população e é três vezes maior que o uso de crack.

Opióides geralmente se refere a uma forma sintética, uma droga derivada do ópio. Os termos de opiáceos são por vezes usados como sinônimos.

Os efeitos opiáceos e opióides costumam ser analgésicos narcóticos pela ligação a receptores específicos no cérebro e no corpo. Estas drogas deprimem a atividade do sistema nervoso central e podem induzir o sono.

O Instituto Nacional sobre Abuso de Drogas (NIDA) define como medicamentos analgésicos opióides a morfina, codeína, Vicodin , OxyContin , Demerol e Dilaudid.

De acordo com MedlinePlus.gov, heroína e metadona sintética são ambos opiáceos.

O tratamento contra opiáceos e opióides

A retirada de opioides de um dependente pode ser muito desconfortável, às vezes, quando o paciente pode ter sintomas agudos parecidos com os da gripe.

O tratamento dos sintomas de abstinência de opióides compreende a desintoxicação supervisionada do paciente, a fim de maximizar sua segurança e conforto durante o processo de retirada e reduzir o risco de recaída.

A dependência dos opióides pode ser bastante persistente, por isso é frequentemente recomendado que seja necessário um período mínimo de três meses para o paciente abandonar os opiáceos e entrar em recuperação.

Alguns pacientes podem levar mais de três meses para todo o processo de sair da dependência de opiáceos e ir em direção à recuperação.

O tratamento durante a abstinência de opióides geralmente envolve o uso de um opióide substituto, como a metadona ou a buprenorfina.

Isso ajuda a criar uma melhor estabilidade no paciente durante o processo de desintoxicação. A dose do opioide de substituição é gradualmente reduzida e o paciente pode ter poucos sintomas de abstinência.

Que são menores quando comparados à enorme quantidade de sintomas de abstinência experimentada pelo paciente se ele parar repentinamente a droga.

Durante o tratamento de abstinência, é importante que o paciente também se submeta a terapia e participe de sessões de aconselhamento. Juntar-se a um grupo de apoio de pares também é altamente recomendado, pois pode ajudar a prevenir recaídas e evitar gatilhos.

O Ache Clínicas de Recuperação pode te indicar as melhores clínicas de recuperação para dependentes químicos especializadas no tratamento contra opiáceos e opioides. Entre em contato conosco e saiba mais.