Para as famílias que enfrentam problemas relacionados às drogas, para aqueles que têm algum membro da família que é dependente químico, pode ter a solução deste problema tão complexo e devastador em uma clínica de recuperação. Portanto, neste artigo, nós queremos contar para você, principalmente você que enfrenta problemas com as drogas, o que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos. Continue lendo para saber mais!

Uma das prioridades da clínica de reabilitação é cuidar da saúde física de seus pacientes, contando com a ajuda de toda a equipe médica.

O que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos: principais atividades

O que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos: principais atividades

Além de cuidar da saúde física dos residentes, a clínica de reabilitação também possui algumas outras atividades que visam tratar da saúde mental e do restabelecimento social do dependente químico. A seguir, alguns exemplos de práticas e atividades realizadas nas clínicas de recuperação:

  • Terapia ocupacional: são atividades aplicadas e administradas por terapeutas para ajudar o paciente com dificuldades em ter independência em âmbitos da saúde, educação e campo social.

  • Terapia em grupo: conversa em grupo iniciada e supervisionada por um psicólogo especializado em dependência química, para que ambos possam se ajudar trocando experiências.

  • Atividades físicas: a prática de esportes é importante no tratamento da dependência química, pois ela ajuda na liberação da dopamina e serotonina, responsáveis por causar a sensação de bem-estar e felicidade no cérebro humano, substituindo assim a sensação de prazer que as drogas causam. Além disso, atividades físicas em grupo desenvolvem também o trabalho em equipe, a interação social.

  • Acompanhamento individual: cada paciente tem sua particularidade quando o assunto é dependência química. Por isso também é feito um acompanhamento individual por profissionais da área médica e psicológica.

  • Reuniões espirituais: não quer dizer praticar uma religião específica, apenas atividades como ler escritos sagrados ou cantar hinos e louvores como fonte de motivação.

  • Palestras: na clínica de recuperação também acontecem palestras ministradas por profissionais nos assuntos referentes às drogas com o objetivo de informar o interno e principalmente motivá-lo a ter uma vida melhor, deixando de lado o uso dessas substâncias. Vale lembrar que nem toda clínica de recuperação segue à risca essas atividades. Mas de um modo geral, as clínicas têm um padrão semelhante, apenas com algumas mudanças.

O trabalho da clínica de reabilitação em conjunto com a família

O trabalho da clínica de reabilitação em conjunto com a família

Além da dependência química ser uma doença que afeta o físico e o psicológico do dependente, na maioria das vezes também afeta a família deste.

Alguns familiares desenvolvem a chamada codependência, um padrão relacional em que uma pessoa tenta extrair um propósito por meio de relacionamentos com os outros.

Na codependência a pessoa se sente impotente e/ou culpada pela dependência do familiar. Por exemplo, uma mãe que tem sua saúde emocional abalada por ver um filho dependente químico. Ou uma esposa que adoece por ter um marido alcoólatra. Estes são alguns exemplos mais clássicos de codependência.

A clínica de recuperação trabalha não apenas com o dependente, mas também com os familiares, principalmente aqueles que desenvolveram a codependência.

A equipe terapêutica da clínica elabora consultas, conversas e atividades. Que têm o propósito de fortalecer a família para que todos juntos vençam a dependência química.

Portanto, se você e sua família precisam de ajuda para vencer a dependência química e agora já sabe o que acontece em uma clínica de reabilitação para dependentes químicos, por favor, entre em contato conosco. O Ache Clínicas de Recuperação terá um grande prazer em ajudar vocês, indicando a melhor clínica de reabilitação mais próxima a vocês!