Ajudar um alcoólatra a parar de beber não é uma tarefa muito simples. Mas o primeiro passo deve ser dado com compreensão e apoio ao dependente. Neste artigo vamos abordar algumas questões que pode lhe ajudar a obter a orientação correta para ajudar o dependente a parar de beber.

Primeiramente você dever ter a consciência que mesmo com muita dedicação e esforço, será um processo difícil e dependerá muito do dependente a tomar a decisão de abandonar as bebidas alcoólicas.

Como sabemos, o alcoolismo é doença crônica, ou seja, não tem cura, conforme OMS (organização mundial da saúde), mas ela pode ser controlada e tratada, se devidamente orientada por médicos especializados em reabilitação química, por meio de tratamentos em clínicas de recuperação para dependentes químicos especializadas.

 

Confira algumas dicas para ajudar a um alcoólatra a parar de beber

dicas para ajudar a um alcoólatra a parar de beber

1- Converse com o dependente no momento adequado em que ele esteja sóbrio, fale calmamente sobre o problema em que esteja enfrentando e ajude a entender que precisa de ajuda contra o vício em álcool.

2- Mostre ao dependente que você realmente está preocupado com a saúde dele. Enfatize momentos felizes quando está sóbrio e que poderá voltar a ter uma vida normal, se decidir buscar um tratamento adequado.

3- Demonstre empatia pela situação que o alcoólatra está vivendo, seja amigo, mas ao mesmo tempo firme, dando a motivação necessária para sua mudança.

4- Faça entender que apesar do lado prazeroso que as bebidas lhe causam, que também há um lado prejudicial, que pode lhe afetar tanto a saúde física como também a mental.

5- Mantenha preparado as opções de clínicas de recuperação para alcoólatras, pois no momento em que o dependente decidir a internação voluntária, é importante estar preparado para encaminhar para reabilitação, antes que mude de ideia e tenha recaídas.

É muito importante e viável que no momento que o dependente decida se internar, que seja de maneira voluntária. Pesquisas apontam que pacientes que decidem por si próprios, a internação voluntária, fica mais fácil a reabilitação. Pois neste parâmetro o dependente possui uma força extra, que é a vontade de recuperar e voltar as suas atividades normais.

 

A importância da família na reabilitação do dependentes em álcool

 

Muito além do apoio de clínicas, médicos e terapeutas, a reabilitação química para um dependente em álcool é de extrema importância o apoio da família, na reabilitação contra o álcool.

Nós do Ache Clínicas de Recuperação, incluímos em nossas lista de clínica de recuperação, apenas entidades que possuem programas de integração de família as unidades terapêuticas.

Programas que ajudam tanto o parente a entender a situação do dependentes, como terapias de apoio, para a cura do ambiente familiar. Pois sabemos que a dependência química, não afeta apenas o usuário, mas também todos aqueles que convivem com ele, criando coodependentes, que são aqueles que sofrem juntos com o alcoólatra.

 

Como buscar ajuda para um parente alcoólatra?

 

Se você possui um familiar que esteja sofrendo com a dependência alcoólatra, nós do Ache Clínicas de Recuperação, possuímos diversas parcerias com clínicas de reabilitação para dependentes em álcool. Basta entrar em contato conosco, por meio de WhatsApp, que nossa equipe estará pronta para lhe auxiliar e encaminhar o dependente para nossas melhores unidades terapêuticas mais próximas de você!