Uma das principais funções da clínica de recuperação é ajudar o paciente a se livrar das drogas, ou seja, abandonar o vício.

Isso é o mínimo que se espera, porém, é apenas o primeiro passo para se ver livre da dependência química e ter uma vida mais saudável.

Superar a dependência química é muito mais do que simplesmente parar de consumir uma ou mais drogas específicas. No período de abstinência, o paciente pode sofrer com algumas crises.

E quando isso acontece as clínicas de recuperação poderão ajudar a superar tais crises e evitar uma possível recaída.

Estamos falando de dependência química, mas tais informações também servem para o alcoolismo, ou seja, a dependência alcoólica.

Além de cuidar da saúde física, a clínica de reabilitação irá também cuidar da saúde psicológica e emocional do paciente que, muitas vezes fica tão, ou até mais abalada que a saúde física.

Na clínica de recuperação o paciente irá reaprender a viver, ou seja, recomeçar sua vida longe das drogas.

São diversos profissionais presentes na clínica de recuperação para ajudarem os pacientes a terem uma vida melhor sem depender de qualquer droga para viverem de forma plena.

Médicos, enfermeiros, terapeutas, nutricionistas, entre outros, todos unidos na mesma causa: a recuperação humana.

E esses profissionais ajudam tanto o paciente quanto seus familiares a terem uma vida com saúde, felicidade e harmonia. Longe de todo o mal que as drogas causam.

A clínica de recuperação passa a ser o segundo lar do paciente, quando este precisar ficar lá por um tempo. Os residentes são tratados com respeito, dedicação e toda a atenção necessária.

Clínica de recuperação: tratando uma doença

Clínica de recuperação tratando uma doença

As doenças da mente, também conhecidas como transtornos mentais, são relativamente novas na medicina.

E apesar do grande avanço envolvendo descobertas sobre estes transtornos, ainda há muito para se descobrir.

Antigamente, alguns desses transtornos eram confundidos com possessões demoníacas, desvio de caráter, etc.

Hoje, a OMS (Organização Mundial da Saúde) desmistifica tudo sobre transtornos mentais e deixa o mais claro possível o que são.

Ainda assim, existem pessoas que não entendem o que são transtornos mentais por falta de conhecimento.

Agora, falando especificamente da dependência química (que também é um transtorno mental) as coisas ficam ainda mais nebulosas para certas pessoas.

Como exemplo, podemos usar a depressão, uma doença que tem se tornado cada vez mais popular em todo o mundo. Mas ainda há pessoas que acham que ela não existe, que é apenas tristeza, desânimo ou algo parecido. Menos doença.

No caso da clínica de recuperação, em especial da dependência química, a situação é um pouco pior. Dependentes químicos são marginalizados, relacionados a criminosos por boa parte da sociedade.

A clínica de recuperação é muito mais do que um hospital. Ela é uma segunda chance de ter uma vida de verdade.

Ela ajuda o dependente químico, mas também ajuda sua família ensinando como lidar com a doença durante o tratamento e também no pós-tratamento.

O Ache Clínicas trabalha com unidades que possuem ambiente familiar, onde todos os residentes são tratados com respeito, dedicação e toda a atenção necessária. Entre em contato conosco para saber mais detalhes. Estamos à disposição e ficaremos felizes em ajudar!